NDU - Novo Desporto Universitário

Notícias

Jogos épicos trazem equilíbrio absoluto no futebol de campo

por NDU Comunicação | 2017-05-09
Jogos épicos trazem equilíbrio absoluto no futebol de campo
Na única competição do Novo Desporto Universitário que dura o ano todo,\r\nos times já jogaram a maior parte dos seus jogos. No futebol de campo cada\r\nponto vale muito, e a classificação prova isso. Na série A, apenas 4 pontos\r\nseparam a 4ª colocada (Politécnica-USP) da primeira equipe fora da zona de\r\nclassificação (INSPER em 9º lugar), e – na série B – também são 4 pontos que\r\nseparam o primeiro e o quinto colocado.

A série B é disputada de forma muito parecida com o\r\nCampeonato Paulista. Na primeira fase, 17 equipes são divididas em 3 grupos.\r\nPorém, os times só enfrentam os integrantes dos outros grupos. A competição –\r\naté agora – pode ser analisada em dois “pelotões”. Os cinco primeiros (Comunicação\r\nAnhembi, Direito FMU, Comunicação PUC, EACH-USP e FECAP) devem continuar na\r\nparte de cima da tabela e brigar até as últimas rodadas pelas quatro primeiras\r\nposições, que garantem vagas diretas para as quartas de final. Da 6ª colocada\r\n(Engenharia Anhembi) em diante, a briga também é grande. Seis times tem apenas\r\n4 pontos de diferença, e outros podem chegar à mesma pontuação depois de\r\nigualar o número de jogos. Nessa parte do meio da tabela, mais de 10 times\r\ndevem brigar pelas 8 vagas nas oitavas de final.

A EACH teve uma arrancada muito forte no início do ano, e\r\nno primeiro semestre se manteve invicta. O começo de campeonato com bom\r\naproveitamento possibilitou que a atlética se mantivesse entre os primeiros até\r\nagora, e contra a FAAP, no dia 22 de outubro, a equipe volta aos gramados para\r\nfazer seu 11º e último jogo da temporada com chances de terminar a primeira\r\nfase como líder (dependendo de uma combinação de resultados da PUC e do Direito\r\nFMU). Porém, para chegar na liderança a EACH vai ter que passar a Comunicação\r\nAnhembi Morumbi.

\r\n
A\r\nGrifo, que tem 8 vitórias e 3 derrotas na competição, sustenta a liderança há\r\nalgumas rodadas e vem conseguindo resultados importantes contra seus\r\nadversários. A equipe já marcou 27 gols na competição e tem um dos melhores\r\nataques da série B. “Nosso comprometimento extra campo tem auxiliado muito para\r\nestarmos no topo da tabela. Evoluímos muito durante a competição e a continuidade\r\nde trabalho nos deu padrão tático, que faz diferença no futebol universitário.\r\nA ordem para nos mantermos lá em cima é foco. Foco nos treinamentos, na\r\norganização extra campo e tudo que envolve os jogos, desde o vestiário até o\r\npontapé inicial. Pra buscar o titulo é preciso ter o \"algo mais\". Não\r\nadianta ser uma boa equipe, é preciso literalmente dar a vida. Em mata-mata\r\ntodo jogo é uma final, e vamos encarar dessa forma. O time que entrar pra\r\nganhar todo lance, que errar menos e que tiver mais concentração dentro da\r\npartida, com certeza sairá vitorioso. Atualmente, vejo a Grifo com todas essas\r\ncaracterísticas e condições para brigar” afirmou Raphael Lira, meia-esquerda da\r\nComunicação Anhembi Morumbi.
\r\n

Na\r\nelite do futebol de campo universitário paulista, 12 times disputam 8 vagas\r\npara os playoffs. Na série A, todos jogam contra todos, os melhores se\r\nclassificam e os piores são rebaixados para a série B. Na maioria das resenhas\r\nentre jogadores e técnicos, os comentários sobre o campeonato são empolgantes.\r\n“O nível está muito alto”, “Só tem time forte” e “Todos tem chance de título”\r\nsão frases que podem ser facilmente ouvidas nessas conversas sobre a série A. Para\r\ncomprovar isso, basta a tabela de classificação e os placares atípicos de\r\nvários jogos (como Medicina USP 04 X 02 FEI, Cásper Líbero 03 X 03 Direito PUC,\r\nMedicina USP 03 X 03 Mauá, Cásper Líbero 03 X 02 Medicina USP, FEA PUC 03 X 03\r\nDireito PUC, Cásper Líbero 03 X 04 EEFE USP, EEFE USP 03 X 02 FEA PUC e Medicina\r\nUSP 02 X 03 Direito PUC). Apenas quatro pontos separam o terceiro e o oitavo\r\ncolocado, e as próximas rodadas devem movimentar bastante a classificação das\r\nequipes, impossibilitando qualquer tipo de previsão.  

\r\n
A\r\nEEFE-USP é a atual campeã, e parece ter descoberto o que é preciso fazer para\r\nestar sempre entre os melhores no futebol de campo. Os estudantes de educação\r\nfísica são os únicos que já cumpriram toda a tabela de jogos, e ocupam a\r\nprimeira colocação com 23 pontos somados. “Classificar em primeiro é\r\nimportante. Além da vantagem do empate, é bom pra elevar a moral do time para\r\nos playoffs. Pra ter o mesmo sucesso (da primeira fase nos playoffs) é preciso\r\ncontinuar fazendo o que a gente vem fazendo até aqui. Acho que nas fases\r\nfinais, mais do que nunca, vai ser importante aumentar a concentração, o foco e\r\na vontade. O nível da competição está bem alto, é muito bom jogar e todas as\r\nequipes são competitivas. Daqui pra frente, isso só tende a aumentar e nós\r\ntambém precisamos elevar nossa competitividade” declarou Rafael Longo, goleiro\r\ne diretor de modalidade da EEFE-USP.

Além dos atuais campeões da série A, os atuais campeões\r\nda série B também estão causando problemas aos adversários no campeonato. A\r\nMauá está invicta na série A em 2016 e faz uma campanha excelente com 16 pontos\r\nem 8 partidas, sendo a única que ainda pode alcançar a EEFE e sonhar com a\r\nprimeira colocação. A equipe sofreu apenas 6 gols nos 8 jogos que disputou, e\r\npossui a melhor defesa disparada da competição (a segunda melhor, da POLI-USP,\r\ntem 11). “A importância é sempre estar entre os primeiros, nós buscamos e trabalhamos\r\npara sempre melhorar. A cada jogo entramos como se fosse decisivo e isso tem\r\nnos tornado cada vez mais competitivos. Ficar com a melhor campanha pode nos\r\ntrazer \"facilidade\" na hora do mata-mata por termos o empate a favor,\r\nmas isso não nos torna favoritos, já que competimos com as melhores equipes do\r\nuniversitário. Todos têm chances e todos querem ganhar cada jogo” disse Felipe\r\nMota, volante da Mauá.
\r\n
            
As equipes voltam aos gramados neste final de semana, e\r\nalgumas delas irão encerrar sua participação na primeira fase. Confira a seguir\r\nas informações dos confrontos dessa rodada: 

-\r\nSábado (15/10)

\r\n

- (A) Mauá  X Politécnica USP (11h – Campo da Mauá)

\r\n

- (B) Getúlio Vargas X\r\nComunicação PUC (13h - Cidade Dutra)

\r\n

- (B) Medicina Jundiaí X FEA\r\nUSP (13h50min – 7 de setembro)

\r\n

- (A) Cásper Líbero X FEI\r\n(15h – Cidade Dutra)

\r\n

- (B) Belas Artes X Medicina\r\nSantos (15h40min – 7 de setembro)

\r\n

- (A) ESPM X Direito PUC\r\n(17h – Cidade Dutra)

\r\n

 - (B) IME USP X Medicina ABC (17h20min – 7 de\r\nsetembro)

\r\n

- (A) INSPER X FEA PUC (19h\r\n– Cidade Dutra)

\r\n

 

\r\n

-\r\nDomingo (16/10)

\r\n

- (B) Medicina Paulista X\r\nMedicina Santos (14h – Cidade Dutra)

\r\n

- (B) FEA USP X Belas Artes\r\n(16h – Cidade Dutra)

\r\n

- (A) Medicina USP X INSPER\r\n(16h – Campo da Medicina USP)